sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vídeo Aula 7 - Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares


Esta aula foi de extrema importância para que educadores tenham informações básicas sobre o crescimento infantil e possam verificar se seus alunos estão se desenvolvendo de acordo com a curva adequada.

O crescimento infantil possui 3 fases,  as quais consistem no resultado da maturação óssea e variam de criança para criança. São elas:

Primeira Infância: entre 1 e 3 anos
O crescimento da primeira infância é o maior pós-natal e a nutrição adequada é o fator que mais contribui com este crescimento.

Segunda Infância: entre 4 e 8 anos
Momento de crescimento mais estável, no qual os fatores hormonais são os mais importantes.

Puberdade: entre 9 e 17 anos
É um período de grandes transformações (físicas, emocionais, sociais). Nessa fase, o crescimento é acelerado e o desenvolvimento se manifesta com características diferentes entre os dois sexos.

Estado Puberal das MENINAS Inicia-se entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o aparecimento do botão mamário; em seguida ocorre o surgimento dos pelos pubianos e por fim, a menstruação, que é a MENARCA.

Estado Puberal dos MENINOS - Inicia-se entre os 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento dos testículos, seguido do crescimento  peniano e dos pelos pubianos.

Como acompanhar o crescimento?
  • Gráficos de crescimento
  • Avaliação  constante da estatura e peso
  • Avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal)
  • Verificação da idade inicial de fatores sexuais secundários

Fatores que influenciam o crescimento de uma criança:
  • Atividades físicas
  • Genética
  • Sono
  • Doenças crônicas
  • Nutrição
  • Higiene e questões psicológicas

Leia mais em:


O Gráfico de IMC - Índice de Massa Corpórea da criança também foi abordado na aula, sendo que este  varia de acordo com a idade e sexo, diferentemente do de adultos,  que é igual para ambos os sexos.

Desde o nascimento até 4 ou 6 anos, o IMC das crianças é estável, com tendência de aumentar posteriormente a esse período. Assim, quando uma criança tem o IMC aumentado antes dos 4 anos, considera-se que há grande risco desta desenvolver obesidade na vida adulta.

Formula para calcular o IMC => IMC = PESO / (ALTURA * ALTURA)


Cálculo online do IMC: http://www.calculoimc.com.br/


O IMC é importante para constatar riscos de obesidade ou sobrepeso na vida adulta, além das doenças cardiovasculares, pressão alta, aumento da insulina, entre outros distúrbios.

Assim, percebe-se que, inevitavelmente, a escola tem papel de destaque inclusive na saúde e desenvolvimento dos alunos, e cabe à comunidade escolar observar atentamente o crescimento e IMC das crianças, além de levar tais assuntos para as aulas. 

Tais temáticas são uma ótima oportunidade para desenvolvimento de atividades transversais interdisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário