sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vídeo Aula 23 - Uso de substâncias psicoativas




Droga (do francês drogue, 'ingrediente de tintura ou de substância química e farmacêutica', de origem controversa; provavelmente derivado do neerlandês droge vate, tonéis secos, de onde, por substantivação, droge passou a designar o conteúdo, o 'produto seco'; ou do árabe dúrawá, 'bala de trigo'), em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias - desde o carvão vegetal à aspirina.
Em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um século de repressão ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, a  substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química (haxixeácido lisérgicomescalinaálcool etc.). Certos fármacos de uso médico controlado, tais como os opiáceos, também podem ser tratados como drogas ilícitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos órgãos sanitários ou se consumidos sem prescrição médica. (Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga. Acesso em 02.jan.2013).


DROGAS 

Substâncias que afetam o sistema nervoso central, podem ser lícitas e ilícitas. O álcool e o tabaco, embora sejam drogas lícitas, possuem algumas limitações legais, como:
  • Proibição do uso para menores de 18 anos
  • Lei seca (direção X álcool)
  • Restrição de locais para fumantes


Cada vez mais jovens utilizam drogas e dentre os principais motivos, encontram-se as sensações momentâneas de prazer que estas proporcionam:

  • Redução da ansiedade
  • Relaxamento
  • Desinibição
  • Experiências alucinógenas

Normalmente, são experimentadas na adolescência em virtude da curiosidade e em algumas situações,  os motivos são agravados por fenômenos ambientais, sociais, neurobiológicos, e de personalidade. 

Sendo assim, o trabalho informativo para sanar as curiosidades dos adolescentes por parte dos familiares e professores é de extrema significância para a prevenção.





Como a prevenção ainda é a melhor estratégia, segue uma sugestão de leitura para todos os envolvidos na comunidade escolar:


As drogas são um dos problemas que afligem a sociedade contemporânea. E a escola, espaço na vida dos jovens, se vê diante dessa nova e perigosa realidade. Como, então, encarar este assunto de modo conseqüente? Como posicionar-se mediante o apelo do uso das drogas, lícitas, tão diversas de compreensão do universo das drogas, assim como de manejo de situações escolares em que seu uso esteja em pauta. *

Autor: Julio Groppa Aquino



* Disponível em: <http://books.google.com.br/books/about/Drogas_na_escola.html?hl=pt-br&id=ThU2EZVX6dAC>. Acesso em 02.jan.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário